Trepadeiras na decoração dos Jardins

Olá Amigos,
Bem Vindos ao Jardim!

São muitos os motivos para se escolher trepadeiras para cultivar, sendo os principais a sua capacidade de gerar sombra, disfarçar superfícies indesejáveis, dar frutos, sofisticar os ambientes, florir, colorir, perfumar, atrair borboletas e beija-flores.

Lindas, versáteis e faceiras que são, as trepadeiras se moldam a diversas estruturas para embelezar qualquer canto de jardim, muro, grades, cercas, pergolas, paredes, arcos, pórticos, etc.

As trepadeiras também conhecidas como Lianas e cipós, pertencem a um grupo de plantas que germinam no solo onde se mantém enraizadas, mas necessitam de um suporte que as sustentem eretas ou que conduzam seu crescimento em diferentes estruturas de variados formatos.

Para escalar as superfícies/suportes, as trepadeiras utilizam métodos variados de acordo com seu gênero como por exemplo as espécies de trepadeiras volúveis que possuem caules que se moldam a uma superfície prendendo-se a ela, dentre elas as espécies que apresentam gavinhas que são um tipo de garra que permite que a planta se fixe à superfície de uma parede.

Tipos de Trepadeiras

As trepadeiras com gavinhas são conhecidas como sarmentosas, possuem caules adicionais que são chamados de gavinhas, que garantem a fixação da planta em suportes, telados, aramados, árvores, estacas, etc. Dentre as mais utilizadas deste gênero estão o maracujá e o Amor-agarradinho.

As trepadeiras volúveis se enrolam em qualquer estrutura, são boas portanto para contornar arcos, pergolas, troncos de árvores, etc. Fixam-se bem em suportes variados desde os mais estreitos como fios de nylon e arames, aos mais largos como telas grades e colunas. As mais procuradas são a Tumbérgia azul, a Madressilva, o Sapatinho de Judia e a Jade.

As trepadeiras com raízes adiventícias, são apropriadas para revestir muros e paredes, pois desenvolvem através dos caules raízes que penetram e grudam-se no suporte com muita aderência. As mais usadas para revestir muros e paredes são a unha-de-gato e a falsa-vinha.

As trepadeiras arbustivas e escandentes, não são propriamente trepadeiras, mas podem ser utilizadas como tal e o são, pois podem ser conduzidas em vários suportes desde que bem tutoradas e amarradas devido a sua robustes, como é o caso da Bougavilia – Primavera, Alamanda e Congea.

As trepadeiras podem ser usadas para a obtenção de vários efeitos na decoração de Jardins, pátios ou varandas, sendo particularmente úteis em espaços exteriores pequenos.

Você pode usar trepadeiras para:

  • Criar uma zona de sombra com ajuda de estruturas como uma pergola de madeira ou metal;
  • Cobrir ou disfarçar um muro como, por exemplo, um muro coberto de hera fica lindo vestido com a textura e o movimento verde das suas folhas que também formam um fundo natural que dará mais destaque as flores e plantas ao seu redor. 
  • Criar uma barreira visual para obter privacidade e fugir dos olhares inoportunos dos vizinhos. Para isso, você poderá contar com suportes de treliças, aramados e outros de acordo com o tipo de trepadeira e com seu toque criativo. 
  • Dar destaque à uma parede com um quadro verde e florido. Para isso, crie pontos de apoio com fios esticados na vertical, ou faça uma quadrícula ou forma que desejar para que sua trepadeira se fixe e dê o espetáculo.
  • Integrar visualmente um abrigo ou garagem à uma edificação principal. Para isso pergolas são o ideal.
  • Embelezar uma entrada com trepadeiras por cima de portões ou portas para dar boas vindas floridas para quem chegar.

Seja qual for sua escolha, certamente seu jardim, pátio ou varanda ganharão um charme extra com a beleza e versatilidade das trepadeiras, que ao se moldarem a todo tipo de suporte dão um show a parte, tanto como um simples elemento decorativo isolado, até as composições mais criativas que sua imaginação conceber.

Existem ainda muitas espécies de trepadeiras frutíferas: “verdadeiras delícias” que você poderá
conhecer AQUI.

Abraços,
Sejamos Felizes!

Fontes de imagens: Seleções Pinterest.

Anúncios
Trepadeiras na decoração dos Jardins

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s