Flores que dizem sem palavras

Olá, Amigos,
Bem Vindos ao Jardim!

Todas as flores têm uma linguagem própria, e cada uma delas pode transmitir uma mensagem diferente. Desde a Antiguidade, as flores têm sido uma forma nobre, delicada e bela para sensibilizar e transmitir sentimentos. A linguagem das flores tem sua origem no Oriente e tem sido passado de geração à geração entre todas as culturas. Desde o Egito antigo, à Idade Média, do Renascimento ao Romantismo, época onde teve seu auge através dos arranjos florais como na época Vitoriana, onde os Buquês, Ramalhetes e arranjos de flores faziam parte dos códigos entre amigos e amantes. Nessa época expressar a intimidade de forma explícita não era um costume socialmente bem visto e, nesse sentido, as flores eram utilizadas como um instrumento de comunicação que transmitia mensagens codificadas com respeito e elegância. Muito da linguagem das flores derivava do simbolismo tradicional de cada época – as violetas, por exemplo, tornaram-se símbolo de galanteio e afeto.

Já as rosas sempre foram associadas à representações de diferentes níveis de amor, além dos diversos significados atribuídos as suas cores como: as brancas que simbolizavam inocência e castidade; as amarelas simbolizavam a amizade; e as vermelhas paixão intensa.

Hoje a arte dos arranjos florais pode seguir critérios apenas estéticos, mas muitas vezes também utiliza o simbolismo tradicional nas composições. Conhecer os significados das flores pode ser um aliado na forma de expressar as suas intenções e sentimentos em relação as pessoas que as receberão. Mas, o mais importante estará sempre na intenção de quem utiliza as flores para enaltecer as mais variadas formas de expressão relacionadas ao seu uso.

Flores sempre são Queridas e Bem Vindas, seja para receber, acolher, presentear, celebrar, despedir-se, e dizer sem palavras: Obrigada, Perdão, Parabéns, Te amo, Te admiro… e tudo aquilo que só aqueles que tem a delicadeza e a generosidade na alma sabem entender.

Já dizia um antigo provérbio chinês: “Que fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem flores”… sábio porque certamente as flores além de embelezar a vida de quem as recebe, só agregam valor a quem as oferece. Por isso não hesite tenha flores sempre presentes em sua vida.

Abraços com tudo de flor para você!

Imagens: web
Anúncios
Flores que dizem sem palavras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s