O que são "Compras Verdes"?

Olá Amigos,
Bem Vindos ao Jardim!

Compras verdes são aquelas que priorizam a aquisição de produtos “ambientalmente” amigáveis que contribuem na preservação do meio ambiente.
Existem práticas de produção e consumo que melhoram a eficiência no uso de produtos e recursos naturais, econômicos e humanos, que reduzem o impacto sobre o Meio Ambiente.
Há tempos já sabemos que o mundo capitalista fomenta o consumo excessivo dos recursos da Terra que, sendo continuamente incentivado pelo consumismo desenfreado, continua aumentando num ritmo alarmante, gerando grandes problemas ambientais, locais, regionais e globais, tais como:

  • Mudanças climáticas ocasionadas pelo aquecimento global;
  • Chuva ácida;
  • Acumulação de substâncias perigosas no ambiente;
  • Degradação das florestas;
  • Perda da Biodiversidade;
  • Poluição e escassez da água, entre outros.
Esses problemas afetam a sociedade, o indivíduo, e consequentemente o desenvolvimento e continuidade de todas as formas de vida no planeta.

Com relação a estes problemas tanto governos como a sociedade civil tem buscado o desenvolvimento de leis e ações que estabeleçam critérios mais conscientes e saudáveis para o consumo.

Alguns dos critérios ambientais mais importantes para a compra de produtos de forma mais sustentável que devem ser observados pelo consumidor na escolha de seus produtos são:
  • Eficiência energética;
  • Insumus e peças de reposição disponíveis no mercado;
  • Economia de papel;
  • Otimização do empacotamento;
  • Programa de devolução do produto;
  • Certificação de ISO: 14.0001: Produção Limpa.
Cada consumidor enquanto elo final de qualquer cadeia comercial, tem um papel ativo e a responsabilidade de praticar um consumo ético, exigindo justiça no comércio. Isto significa que se a sociedade civil preferir os produtos que respeitam critérios sociais e ambientais, levará o mercado a oferecê-los. Consequentemente incentivará a mudança no comércio convencional transformando o sistema econômico dominante num outro mais solidário e humano.

Ao trocar nosso consumo muitas vezes ingênuo movido por uma necessidade ou até mesmo curiosidade diante de tantos apelos que nos deparamos num supermercado, por exemplo, por uma escolha mais consciente, estaremos nos protegendo contra produtos que não sejam “tão” saudáveis e eficientes com relação ao aspecto da embalagem ou propaganda do mesmo. O site Good Guide, que ajuda o consumidor a fazer compras verdes foi desenvolvido pelo professor Dara O’Rourke, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, que resolveu investigar os componente do filtro solar que aplicava na sua filha. A investigação levou o professor a encontrar substâncias cancerígenas e a desenvolver uma séria preocupação sobre o assunto partindo para uma pesquisa que gerou a criação de um guia que classifica de 0 a 10 o desempenho dos produtos em relação a saúde, meio ambiente e sociedade. Saiba mais aqui.

Existem muitos canais para fazer com que sua compra não gere mais comprometimentos ao Meio ambiente e a sua própria saúde. Fique antenado e faça sua escolha. Uma dica para compras verdes online é o site compra verde cuja missão é despoluir os sistemas de transportes de entrega dos produtos comprados com responsabilidade socioambiental. confira.

Fontes: Guia de compras públicas sustentáveis para administração federal. Imagens internet.

Abraços,
Sejamos Felizes!

O que são "Compras Verdes"?

Deixe um comentário